O que é Maçonaria?

É essencial o conhecimento sobre ela, já que o amor surge do conhecimento. A Maçonaria transcende a ideia de ser apenas um clube de serviços, de charutos ou de whisky; ela representa uma instituição dedicada ao desenvolvimento da ética e dos princípios morais elevados.

Constituída como uma Ordem Universal, a Maçonaria reúne indivíduos de diferentes etnias, crenças e nacionalidades. Esses são unidos através de um processo de iniciação, formando uma comunidade em Lojas baseada no amor fraternal, dedicada à busca incessante da verdade, com o objetivo de fomentar o progresso e a felicidade humana.

Diferente de um simples recorte social, a Maçonaria seleciona seus membros entre homens de destaque, cultos, íntegros e inteligentes, que são líderes em suas comunidades e possuem conduta exemplar. Esses homens são considerados a elite pensante, livres de amarras, que se distinguem pelo pensamento crítico. A ausência de reflexão implica em submissão; pelo pensamento, o homem alcança a liberdade e domina o mundo.

A Maçonaria é descrita como um bastião de moralidade e ética, construído com valores sólidos que resistem às adversidades da vaidade e da cobiça. É vista como um reduto de virtudes, onde não há espaço para subserviência ou egoísmo. Os maçons entram para esta ordem com o propósito de servir à humanidade, agindo para o bem comum sem buscar aplausos ou reconhecimento, mantendo-se distantes da hipocrisia.

O principal objetivo da Maçonaria é libertar a humanidade da ignorância, considerada a principal causa de sofrimento, incluindo fome, miséria, dogmatismo, fanatismo e conflitos. A instituição vê a ignorância como a raiz de vícios como ganância, vaidade e avareza.

A Maçonaria não se associa a nenhuma religião específica, baseando-se na crença em um Princípio Criador não antropomórfico, que é visto como a força que governa o universo e permeia toda a existência. Ela se posiciona além de concepções religiosas dogmáticas, enfatizando a razão como seu pilar.

Na visão maçônica, a verdadeira força e poder residem nas ações dos maçons na sociedade. Eles são vistos como diamantes em constante processo de lapidação, homens de caráter e valores que não buscam reconhecimento por títulos ou posições, mas sim pela virtude e pelo compromisso de servir à humanidade.