Um pouco da nossa história.

      LIBERDADE – IGUALDADE – FRATERNIDADE

Nos meados dos anos 80, o momento vivido apresentava ótimas perspectivas de desenvolvimento no cenário maçônico. Vislumbrava-se a necessidade de fundação de uma nova Loja do Rito Moderno, e o excelente relacionamento entre oito Irmãos membros ativos da ARLS Estrela Vicentina nº 2156, proporcionou o nascimento desta ideia.

Foi então que, aos vinte dias do mês de agosto de 1985, às 20:30h, realizou-se uma reunião no Palácio Maçônico Luiz Frigério, pertencente a ARLS Estrela de Santos, sito à Rua Almeida de Moraes, 13, em Santos-SP. Nesta oportunidade após discussão e votação, foi deliberado por consenso de todos, a fundação da nova Loja Maçônica.

O nome seria "Lealdade e Civismo". "Lealdade" por fixar permanentemente o culto a lealdade entre Irmãos e "Civismo" no sentido de despertar um maior sentimento de brasilidade e respeito aos deveres de cidadão.

O Rito adotado foi o Moderno e determinou-se que as reuniões aconteceriam às terças-feiras no Palácio Maçônico Luiz Frigério. Todos os Irmãos presentes comprometeram-se a frequentar assiduamente os trabalhos da Loja ora fundada.

A composição da administração da Loja com os oito Irmãos Fundadores, ficou da seguinte forma:

  • Venerável Mestre Aníbal Lima Júnior

  • 1º Vigilante Paulo Roberto Lencione

  • 2º Vigilante Waldir Barreiro Camillo

  • Orador Umberto Fernandes

  • Secretário Ulisses José de Oliveira

  • Tesoureiro Severino Aguiar

  • Mestre de Cerimônias José Campedelli

  • Cobridor Aristides Manoel de Arruda

A Loja Maçônica Lealdade e Civismo funcionou no Palácio Maçônico "Luiz Frigério" de 20/08/1985 à 17/09/1991, mudando de endereço a seguir para o Templo da ARLS Dom Pedro I, situado a Rua Sóter de Araújo, 34. Durante este período, desenvolveu-se, nascendo entre os Obreiros, o sonho da Sede própria.

E com o grande empenho dos Irmãos, que no mês de setembro de 2001, foi adiquirida sua Sede própria. Um velho casarão na Rua Silva Jardim, 62 que necessitava de grande reforma e adequação para abrigar uma Loja Maçônica.

Após alguns meses de reforma, finalmente em 19/08/2002, realizou-se a Sagração do Templo. Em homenagem ao seu primeiro Venerável e Fundador, o Templo foi denominado com o nome de: Templo Maçônico "Aníbal Lima Júnior".

Já no novo Templo, destacamos a outorga do título de "Benfeitora da Ordem" recebido do Grande Oriente do Brasil em 2010, pelo trabalho realizado por quase dez anos em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos, no Projeto Parceiros do Saber, que visava a alfabetização de jovens e adultos e que proporcionou a muitos moradores do bairro Vila Nova, no entorno de nossa Loja, uma melhor qualidade de vida e inclusão, que puderam ser observados nos depoimentos emocionantes de alguns alunos por ocasião de uma reportagem da TV Tribuna realizada em janeiro de 2011 em nossa sede. Estes alunos relataram conquistas com o aprendizado, como o fato de não precisar pedir para outras pessoas lerem o que estava escrito numa placa na rua, ou simplesmente ler o preço de um produto no supermercado.

Outro momento marcante para a nossa história, foi a filiação à Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo. Que aconteceu a partir de uma decisão do Grande Oriente de São Paulo, precisamente no dia 17 de agosto de 2018. Estávamos todos na Sessão Solene em homenagem ao Dia do Maçom, na Câmara Municipal de Santos, quando recebemos a notícia que o Grande Oriente de São Paulo havia se desligado do Grande Oriente do Brasil.

Os Obreiros da Loja Lealdade e Civismo não concordando com a cisão, tomaram a decisão de se transferir para a Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo. Decisão esta, fundamentada e ratificada na realização de três assembleias. Após a realização das assembleias, em dezembro de 2018, após a realização das assembleias, comunicamos ao Grande Oriente do Brasil a nossa decisão e entregamos a nossa Carta Constitutiva para a baixa.

Contando sempre com o apoio e a cordial atenção do Irmão Guilhermo Bahamonde, bem como, do IrmãoTadashi, começamos a juntada da documentação e realizamos o processo de filiação, concluído em junho de 2019 e que nos enche de orgulho.

Destacamos ainda neste histórico, o nome de todos os Veneráveis Mestres, que cumpriram a importante missão de dirigir uma Loja Simbólica, com diversos encargos, atribuições, responsabilidades, e. que, com a dedicação e colaboração dos Obreiros de nossa Oficina, mantiveram a Lealdade e Civismo forte, unida e em harmonia.

São eles:

  1. Aníbal Lima Júnior

  2. Umberto Fernandes

  3. José Campedelli

  4. André Miranda da Costa

  5. José Gonçalves

  6. José Guilherme Carvalho Ruivo

  7. Carlos Gonçalves Duarte

  8. José Tagliaferro

  9. Adhemar Ramos

  10. Adhemar Motta

  11. Fernando Augusto Cunha de Leão

  12. José Roberto de Morais

  13. José Luiz Vergílio de Carvalho

  14. Marcelo Militello

  15. Luiz Thomaz Amarante

  16. Marco Aurélio Linhares Matias

  17. Martins Pereira Lima Filho

Hoje, quando completamos 37 anos de nossa fundação, percebemos que temos muitas histórias a contar da nossa Loja, dignas de registro e de orgulho.

E para prosseguirmos neste caminho, contamos hoje, com Irmãos valorosos em nossas Colunas, que com certeza darão continuidade a nossa missão de trabalhar pelo engrandecimento da maçonaria e da nação brasileira.

Parabéns a todos os Obreiros pelo 37º aniversário de nossa querida Oficina Lealdade e Civismo nº 888.

José Luiz Vergílio de Carvalho

Cadastro nº 73.548